Sound Forge

Na realização deste projecto, que tem como destaque a utilização do Sound Forge, programa este para edição de som, sendo dos mais usados pelos profissionais para edição de áudio; destacando-se pela sua capacidade. Permite gravar, editar, produzir loops, corrigir e limpar material de áudio, processar efeitos, gerar áudio para Internet, etc. Este programa é ideal para recuperação de vinil, uso em rádios e pequenas edições em estéreo, como extracção de áudios de CDs e gravação em áudio.

O software oferece ferramentas completas para cortar, colar e “mixar” o material de áudio. Tem recursos poderosos para a restauração de áudio, redução de ruídos, etc. É um dos softwares mais indicados para quem quer recuperar gravações antigas de discos de vinil e de fita magnética.

A partir da versão 7.0 tornou-se Sony Sound Forge, em razão da compra de seus direitos pela poderosa Sony. Actualmente, está no mercado a versão 9.0 (desde 2007) e é uma ferramenta essencial para todos os editores e produtores de áudio.

É considerado com sendo umas das melhores ferramentas de edição de áudio no mercado, tendo como vantagens uma variada quantidade de ferramentas de adição, e facilidade no uso. Este incorpora diversos recursos interessantes para vários tipos de aplicação dentro do áudio e vídeo.

Dentro das desvantagens, podemos ter em conta não ser software livre, isto é, o Sound Forge é um software proprietário que cuja cópia, redistribuição ou modificação são proibidos; neste caso, será necessário para a sua utilização uma licença de compra. Outras das suas desvantagens é a utilização só no sistema operativo Windows.

O Sound Forge é um software presente em grande parte dos estúdios de gravação e edição por parte dos produtores profissionais, mas também a nível amador. Porém, não deixa de estar presente para a masterização e restauração do áudio nas emissoras de rádio e televisão, nos laboratórios de acústica, perícia judicial e até de zoologia.