Áudio multi-canal é a gravação e reprodução do áudio em múltiplos canais, isto é, fontes de som independentes entre si. Ao contrário da estereofónica tradicional, o áudio multi-canal usa mais do que dois canais simultaneamente. O objectivo deste tipo de reprodução é geralmente encontrado em cinemas e home theaters.
Na versão 9 o Sound Forge, permite a criação máxima de trinta e dois canais, contudo encontramos seis canais predefinidos:
Mono (1) – o som só possui um canal, ao ser reproduzido não produz nenhum efeito de profundidade, mesmo que seja ligado a várias caixas de som simultaneamente;
Stereo (2) – é composta por dois canais independentes, esta reprodução sonora é baseada no facto de termos dois ouvidos. Por exemplo, num som stereo em que a voz do cantor é captada por um microfone e os instrumentos por outro, e, assim, a quando da sua propagação, iremos ter a sensação da voz a surgir de um lado e os instrumentos do outro;
2.1 (3) – com a particularidade de incorporar três canais, contudo um seguimento do stereo, somando o canal mono juntamente com o canal stereo;
Qual (4) – designado por Quadrifonia, utiliza quatro canais de áudio, dois dianteiros e dois posteriores. A Quadrifonia veio melhorar a sensação de música ao vivo.
5.1 Surround (6) – contém até seis canais sonoros, normalmente cinco canais correspondentes a cada uma das colunas e um canal para efeitos sonoros;
7.1 Surround (8) – recentemente foi criado para melhorar a sensação sonora em salas de grandes dimensões, com a utilização de quatro canais traseiros.
O 5.1 e o 7.1 surround são os padrões mais populares na indústria de filmes. A notação seis ou oito canais de média-alta frequência (médios e agudos) para caixas de som frontais, central, laterais e posteriores.
Hoje, o mercado é dominado por três formatos de som digital:
Dolby Digital - o sistema permite a reprodução de seis canais de som digital: esquerda, direita, central, surround esquerdo, surround direito e subwoofer. Este último canal tem uma amplitude de frequências limitada, e é por isso que se costuma dizer que o sistema possui 5.1 canais;
DTT – este sistema de seis canais de som surround digital pode também ser adaptado a outros processadores já existentes;
SDDS – com a possibilidade de reprodução de oito canais de som digital, mas assegurando compatibilidade com a generalidade dos sistemas, mesmo que utilizem quatro ou seis canais.
Na versão 9 o Sound Forge, permite a criação máxima de trinta e dois canais, contudo encontramos seis canais predefinidos:
Mono (1) – o som só possui um canal, ao ser reproduzido não produz nenhum efeito de profundidade, mesmo que seja ligado a várias caixas de som simultaneamente;
Stereo (2) – é composta por dois canais independentes, esta reprodução sonora é baseada no facto de termos dois ouvidos. Por exemplo, num som stereo em que a voz do cantor é captada por um microfone e os instrumentos por outro, e, assim, a quando da sua propagação, iremos ter a sensação da voz a surgir de um lado e os instrumentos do outro;
2.1 (3) – com a particularidade de incorporar três canais, contudo um seguimento do stereo, somando o canal mono juntamente com o canal stereo;
Qual (4) – designado por Quadrifonia, utiliza quatro canais de áudio, dois dianteiros e dois posteriores. A Quadrifonia veio melhorar a sensação de música ao vivo.
5.1 Surround (6) – contém até seis canais sonoros, normalmente cinco canais correspondentes a cada uma das colunas e um canal para efeitos sonoros;
7.1 Surround (8) – recentemente foi criado para melhorar a sensação sonora em salas de grandes dimensões, com a utilização de quatro canais traseiros.
O 5.1 e o 7.1 surround são os padrões mais populares na indústria de filmes. A notação seis ou oito canais de média-alta frequência (médios e agudos) para caixas de som frontais, central, laterais e posteriores.
Hoje, o mercado é dominado por três formatos de som digital:
Dolby Digital - o sistema permite a reprodução de seis canais de som digital: esquerda, direita, central, surround esquerdo, surround direito e subwoofer. Este último canal tem uma amplitude de frequências limitada, e é por isso que se costuma dizer que o sistema possui 5.1 canais;
DTT – este sistema de seis canais de som surround digital pode também ser adaptado a outros processadores já existentes;
SDDS – com a possibilidade de reprodução de oito canais de som digital, mas assegurando compatibilidade com a generalidade dos sistemas, mesmo que utilizem quatro ou seis canais.
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